Por quê utilizar o Google Trends na sua estratégia de marketing
- Curiosidades
- cliente, curiosidade, feedback, vendas
- 24 de junho de 2019
A palavra trends costumava se referir apenas à moda, todavia seu significado se expandiu para assuntos em alta em um determinado período. O Twitter, por exemplo, possui os TTs (trending topics), que são os temas mais comentados. O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Trends, e vamos explicar o por quê utilizar o Google Trends na sua estratégia de marketing.
Ao fazer o uso das trends, você pode dar um boost em suas campanhas.
Um dos motivos do porque utilizar o Google Trends na sua estratégia de marketing é o quão preciso suas pesquisas são pois a plataforma acompanha em tempo real tudo que é pesquisado no Google. É possível filtrar por:
- Localização: Mundial, país, região, cidade
- Tempo: atualmente, últimas 24 horas, último mês, em determinado ano
- Categoria: artes, beleza, negócios…
- Meio de comunicação: busca do Google, do Youtube, notícias
- Classificação de busca: barra do Google, Youtube, notícias, Google Shopping
Além dos diferentes filtros, também é possível comparar termos de busca
Outra seção do Google Trends permite visualizar os termos que tiveram um aumento repentino recentemente. Trabalhar com trends pode aumentar sua visibilidade, já que os termos são hot topics, ou seja, tem muita procura. Porém exige atenção constante e criação quase imediata.
Verifique quais são os assuntos mais procurados para utilizar em suas campanhas
Você pode comparar termos em um determinado local. Por exemplo: biscoito x bolacha. Pesquise entre sinônimos para aprender qual dos dois termo é mais utilizado pelo seu público alvo para acertar na campanha! As chances de retorno são maiores se a linguagem for condizente com os termos que o público mais utiliza.