fbpx
caxias-marketing-digital-design-propaganda

Marketing 2023. Tendências e inovações.

Já percebeu que muitas das tendências que temos hoje em dia são apenas a repetição de algo que sempre existiu? As tendências de marketing digital 2023 não são diferentes: há alguns avanços de tecnologia que serão explorados cada vez mais, como a análise de dados (data science) e outras estratégias que nunca deixam de ser tendências.

Em 2020, destacamos as tendências que se consolidaram em 2021 e 2022 e agora é hora de atualizarmos a lista e trazermos de volta alguns conceitos que continuarão em alta.

1. Reveja seus conceitos de marketing

Você pode não acreditar, mas tudo que vemos hoje em termos de marketing, sempre existiu – com excessão do canal digital, é claro que este é o maior avanço dos últimos anos. Porém, os conceitos são os mesmos.

Reveja as tendências de marketing que destacamos para 2021 pois elas continuam em alta;

  • Conteúdo gerado pelos usuários
  • Profissionalização do mercado digital
  • Reter a atenção
  • Educação online
  • Nostalgia

Aqui, reter a atenção é sempre a chave do sucesso: toda estratégia começa com o principal objetivo de captar a atenção, de cativar a audiência para em seguida passar uma mensagem.

2. Vídeos

Vídeos continuam em alta, como sempre. A televisão sempre foi o principal canal de comunicação com as massas, e agora essa atenção vem se voltando pra internet.

Para os algoritmos das plataformas, isso é ótimo pois vídeos facilitam traçar o perfil dos usuários e identificar o que realmente os interessa.

O Instagram vem investindo cada vez mais nos Reels e recentemente liberou uma atualização que transformou todos os vídeos dentro da plataforma em Reels. O objetivo é facilitar a experiência do usuário e fortalecer a marca – agora não existem “vídeos” dentro do Instagram, somente “Reels”; o objetivo é marcar na cabeça da audiência a relação entre Reels e Instagram.

3. Análise de dados

Uma das principais vantagens do canal digital sobre os outros canais é justamente a possibilidade de analisar dados em uma escala nunca antes imaginável.

Utilizar o Google Analytics ou Data Studio é mais importante do que nunca para entender o comportamento do usuário e visualizar o que precisa ser melhorado em sua estratégia.

4. SEO (Search Engine Optimization) e Marketing de Conteúdo

Conteúdo é outra tendência que sempre moveu o mundo e hoje, mais do que nunca, continua sendo importante em qualquer estratégia de marketing. E com conteúdo, é importante investir em SEO para atrair tráfego e ganhar exposição.

5. TikTok

Não sou fã da plataformas, mas não há como negar que há muita gente utilizando o Aplicativo – então, é seu dever investir em conteúdo para o TikTok pois lá existe audiência e onde existe audiência, podem existir vendas.

Mas lembre-se: a audiência do TikTok é muito específica, então sua estratégia deve ser muito bem planejada para alcançar seus objetivos.

6. Native Ads

Essa é uma categoria de anúncios geralmente menos explorada. São anúncios que não parecem anúncios – são textos publicitários criados por empresas e estão disfarçados como notícias.

7. Pesquisas e comandos de Voz

Este mercado vem crescendo, não há como negar – comece a investir aqui para ser pioneiro e estar preparado para o futuro.

8. Inteligência Artificial (IA)

Chat bots, análise de dados, comandos de voz… tudo está conectado com o avanço do processamento das máquinas e a inteligência artificial.

Cuidado com chatbots inúteis: se utilizar chatbots, lembre-se de sempre ter uma opção em que o usuário possa conversar com uma pessoa também.

9. Personalização

Esta é outra tendência que nunca sai de moda. Oferecer produtos personalizados, atendimento personalizado deve ser prioridade de empresas que querem se solidificar no mercado.

Isso encanta clientes e fortalece relacionamentos.

10. Diversidade

Já percebeu como os anúncios tem cada vez mudado mais em termos visuais? Esse é um grande avanço e agora você encontra diversidade de gênero e raças em todo lugar – não existe mais um único padrão de beleza.

Entre em Contato